segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Boa Semana Bucaneiros!

Ahoy Piratas!
Como promessa vale ouro, o velho pirata disponibiliza aos Bucaneiros de plantão mais um belo papel de parede para vocês baixarem no computador (vejam como fiquei bem na imagem). É só clicar para ampliar e copiar. Além da Piada da Taverna, também há mais histórias do mundo pirata!


Piada da Taverna
Os piratas invadiram um barco rival e fizeram uma fila de refens, que eles pretendiam matar. Então o Capitão, comandante da invasão, fala para a primeira pessoa da fila que era uma mulher:
- Como é o seu nome? Quero saber quem eu vou matar.
E a mulher, trêmula:- É, er... Margarida...
O Capitão pensou e respondeu:
- Margarida é o nome da minha mãe. Então, vou deixar você fugir!
Aí, o Capitão foi falar com o próximo da fila:
- E você? Como é seu nome?
- Olha, meu nome é Pedro. Mas o pessoal aqui do barco só me chama de Margarida...

Conheça as Armas utilizadas pelos piratas:

Sabre
A mais comum de todas as armas, basicamente era o armamento branco básico de qualquer um. Os capitães eram decididos pela tripulação através de lutas, e geralmente o vencedor, o que mais dominava a técnica de luta pelos sabres, elevava seu posto dentro do navio. O sabre é uma arma de lâmina ligeiramente curvada, de um fio só, com origem na cavalaria oriental. O comprimento original da lâmina era o ideal para atingir tanto cavaleiros como infantaria inimiga. Há também quando o sabre, geralmente com a designação de baioneta, aparece em conjunto com espingarda, sendo a arma usada na marinha britânica na Era de Ouro da pirataria.


Rapieira
Uma arma esguia, que era geralmente roubada devido ao seu alto preço, era muitas vezes feita sob medida para nobres. O pirata que a possuía tinha que ter mais experiência em combate, devido as proporções da arma.São geralmente espadas com a lâmina relativamente longa e fina, ideal para golpes de perfurações e uma proteção de mão com complicados filetes de metal, o que a torna uma bela arma, podendo ser usada na esgrima artística (mesmo não sendo uma arma própria para o esporte). Foi usada em meados de 1500 em cortes reais para demonstrações de luta e no exército italiano. Era chamada na Espanha de espada ropera e em inglês de Rapier ou Dress sword.

Dao
A arma usada no estilo de luta Wushu, não era apropriada para lutas piratas, pois dependia de um determinado aprendizado para a luta. A lâmina possue corte único e fio e dorso levemente curvado desde o cabo até sua terça parte. Nesse ponto, a seção mais larga da lâmina, a curvatura é mais sinuosa. O terço final do dorso é um arco côncavo em ascendente, unindo-se ao fio projetado em curva para cima.A empunhadura ou cabo é de madeira e apresenta um leve arco descendente. Seu pomo de metal é usado para desferir estocadas nos adversários.Esta arma costuma trazer amarrado ao cabo um lenço, em geral de duas cores, que serve para desviar a atenção do oponente: ao se prender no rápido movimento das cores, o inimigo não percebe a aproximação de um golpe fatal. Além dessa função, ao derrotar o adversário, o detentor da arma utilizava-se desses panos para limpá-la do sangue.


Punhal
Eram simples, mas muito úteis na vida em alto mar, tanto servia para apunhalar oponentes quanto para a ajuda de serviços e reparos no navio. Ao longo da história humana, os punhais foram produzidas das mais diferentes maneiras em várias sociedades, desde as pedras lascadas pelo homem primitivo, passando pelas adagas produzidas a partir de pedaços de meteoritos ricos em ferro, até as facas produzidas nos dias de hoje pela indústria moderna. De maneira geral, o processo de fabricação de uma faca nos dias de hoje consiste em modelar a lâmina, seja através do processo de forja ou de desbaste e aplicar um tratamento térmico conhecido como têmpera, que confere dureza ao fio da lâmina. A lâmina então é afiada e cabeada. Antigamente, porém, era preciso contratar um ferreiro.


Pistola
Pistola era a arma de fogo predileta de piratas, pois era portátil, leve, de cano curto, elaborada para ser manejada com uma só mão. Uma pistola geralmente é uma arma pequena de boa empunhadura e rápido manuseio, feita originalmente para uso pessoal (uso por uma pessoa) em ações de pequeno-alcance. No século XV o termo era usado para definir também pequenas facas que podiam ser escondidas dentro das roupas de uma pessoa. No século XVIII o termo começou a ser usado para definir a pequenas armas de fogo de mão. Também podiam ser usadas como porretes, quando havia ausência de pólvora.


Frase da Semana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário